O preenchimento dos seguintes campos so obrigatrios:


Fechar

Sala de Imprensa


Para agendar uma entrevista com Luiz Carlos Freire Cimatti, solicitar a produção de artigos ou envio de fotos entre em contato com a LC Consultorias:

www.lcconsultorias.com.br
lcconsultorias@lcconsultorias.com.br
Luiz Carlos - luizcarlos@lcconsultorias.com.br
(11) 3774-5962

A seguir, você confere um resumo da história de Luiz Carlos e da LC Consultorias e vai entender como o Luiz pode ser uma fonte imprescindível para reportagens ligadas aos diversos temas da gestão empresarial.

Sobre a LC Consultorias

Há 20 anos a LC Consultorias fornece soluções em gestão a pequenas e médias empresas. Seu diretor, Luiz Carlos Freire Cimatti, atua há 43 anos nas áreas de precificação estratégica, custeio, avaliação de marca, produtividade, processos e demais aspectos da gestão empresarial.

A LC conta com a larga bagagem profissional de Cimatti, softwares próprios e metodologias exclusivas para otimizar processos e fornecer a solução adequada à cada empresa.

Histórico profissional

Nos primeiros 20 anos de sua carreira, Luiz Carlos Freire Cimatti trabalhou em grandes multinacionais desenvolvendo projetos relacionados à sua formação inicial, de engenheiro mecânico. No entanto, com o passar do tempo ele expandiu sua área de atuação, graças principalmente à iniciativa e facilidade de se adaptar a diferentes realidades. "Eu já dominava o lado técnico, relacionado à produtividade nas empresas, racionalização de processos e análises de valor. Dentro dessas empresas, envolvendo-me em outras áreas, passei a entender também da parte econômica, de custeio e de precificação e percebi que este era um bom caminho a seguir", explica.

Foi na Fiat que o futuro de Luiz Carlos começou a ser traçado. "A empresa tinha um setor específico de apoio a compras que fazia cálculo dos preços de peças. Eu me envolvi no processo, aprendi a função, desenvolvi as habilidades necessárias e quando saí de lá fui para a Panasonic montar o mesmo setor", revela.

Segundo ele, o trabalho desenvolvido na companhia de tecnologia foi tão forte que as compras lá só eram feitas depois que ele apresentava o "preço ideal" a ser pago (target), obtido através de um cálculo feito levando em consideração todos os aspectos técnicos e econômicos de cada item.

Depois disso, Luiz Carlos ainda implantou um sistema semelhante na MWM Motores, onde também se familiarizou com o desenvolvimento de produto e com os processos de gestão de uma empresa. Porém, foi na Bicicletas Monark que a história da LC Consultorias começou a se desenhar...

A terceirização da Monark e o início da LC Consultorias

Fazia mais de dez anos que a Monark tentava terceirizar algumas de suas etapas de produção quando Luiz Carlos entrou na empresa, em 1990. Na ocasião, praticamente todas as peças utilizadas nas bicicletas da empresa eram produzidas internamente, porém de uma forma improdutiva, com processos defasados e uma série de outras deficiências. Além disso, a forte concorrência das empresas de fora (principalmente da China) fazia com que a companhia brasileira projetasse um horizonte obscuro.

A missão de Luiz Carlos, então, era torná-la mais lucrativa, produtiva e competitiva. E os resultados do trabalho de quase cinco anos comprovam que os objetivos foram alcançados. "Consegui terceirizar por volta de dois mil itens e com isso ajudei a empresa a reformular todos os seus processos de produção, renovar seu ferramental sem custo algum, já que os fornecedores bancaram essas mudanças e, consequentemente, fiz com que o investimento que iria para as trocas dessas máquinas e processos fosse concentrado em áreas mais estratégicas, garantindo resultados cada vez melhores", analisa.

Apesar de não poder falar nos números de faturamento, Luiz Carlos conta que com as mudanças a Monark aumentou sua produção diária em 67% (de três mil bicicletas para cinco mil por dia) com custos/bicicleta muito menores. Essa otimização de processos fez com que a empresa pudesse direcionar cerca de dois mil funcionérios, que antes eram reféns da linha de produção, para as áreas estratégicas e para os fornecedores.

Ou seja, as mudanças só trouxeram benefícios para a companhia e também para o profissional, que, finalizado o projeto, em 1995, deu início ao seu trabalho como consultor, criando, então, a LC Consultorias.

LC Consultorias: apresente seu problema que nós mostramos a solução

A partir do sucesso do projeto implantado na Monark, Luiz Carlos passou a aprimorar suas metodologias e aplicá-las em diversas empresas de pequeno e médio porte, sempre fazendo com que os tomadores de decisão entendessem a importância que as mudanças fazem nas companhias e alcançando resultados excelentes por onde passou.

Atualmente, antes mesmo de implantadas as metodologias da LC Consultorias começam a mostrar resultados, já que, como afirma seu diretor, é no momento em que o projeto passa da teoria para prática que são identificadas as deficiências da empresa e que passam a ser definidas as medidas que devem ser adotadas para resolvê-las. "Se a empresa quer ter um lucro líquido mínimo de 10% por exemplo, a partir dos sistemas da LC Consultorias simulo todas as possibilidades para se produzir o previsto por vendas (margens de lucros, variações nas demandas, racionalizações nos processos produtivos e administrativos, projeções dos custos, etc...), desenvolvo qual deve ser o preço de cada item para atingir a meta (no mínimo) e obtenho os resultados por produto e do mix de produtos, assim logo encontro as respostas que as empresas tanto procuram", conclui.

Jornalista faça parte do mailing da LC Consultorias

Para receber sugestões de pautas referentes aos assuntos ligados à LC Consultorias, preencha o formulário abaixo.

  * necessário o preenchimento de todos os campos